Anel de Fogo

Anel de Fogo

O “Anel de Fogo” (mapa) é um arco que se estende desde a Nova Zelândia, ao longo da borda leste da Ásia, norte através das Ilhas Aleutas do Alasca, e sul ao longo da costa do Norte e América do Sul. O Anel de Fogo é composto mais de 75% dos vulcões ativos e latentes do mundo.

Este anel enorme de atividade vulcânica e sísmica (terremotos) foi notado e descrito antes da invenção da teoria da tectônica de placas. Sabemos agora que o Anel de Fogo está localizada nas fronteiras da Placa do Pacífico e outros grandes placas tectônicas.

As placas são como balsas gigantes de superfície da terra que muitas vezes deslizar ao lado, colidem e são forçados sob outras placas. Em torno do Anel de Fogo, a Placa do Pacífico está colidindo com e deslizando por baixo de outras placas. Este processo é conhecido como subducção e a área vulcânica é sismicamente ativa nas proximidades é conhecida como uma zona de subducção. Há uma quantidade enorme de energia criado por estas placas e eles facilmente derreter rocha em magma, que sobe à superfície como lava e vulcões.

Vulcões são características temporárias sobre a superfície da terra e há atualmente cerca de 1.500 vulcões ativos no mundo. Cerca de 10 por cento destes situam-se nos Estados Unidos.

Esta é uma lista de grandes áreas vulcânicas no Anel de Fogo:

– Na América do Sul a placa de Nazca está colidindo com a placa sul-americana. Isso criou a Cordilheira dos Andes e vulcões como Cotopaxi e Azul.
-Na América Central, a placa de Cocos minúsculo é bater em placa norte-americana e é, portanto, responsável pelos vulcões mexicanos Popocatepetl e Paricutun (que se levantou de um campo de milho em 1943 e tornou-se montanhas instantâneas).
– Entre o Norte da Califórnia e British Columbia, no Pacífico, de Juan de Fuca, e Gorda placas têm construído as cascatas e infame Monte Saint Helens, que eclodiu em 1980.
– Aleutas do Alasca Ilhas estão crescendo como a placa do Pacífico atinge a placa norte-americana. O Trench Aleutas profunda foi criada na zona de subducção, com uma profundidade máxima de 25.194 pés (7.679 metros).
– De Kamchatka Rússia Península para o Japão, a subducção da placa do Pacífico sob a placa eurasiática é responsável por ilhas japonesas e vulcões (como Monte. Fuji).
– A seção final do Anel de Fogo existe onde os subducts placa Indo-australiana sob a placa do Pacífico e criou vulcões na Nova Guiné e Micronésia áreas. Perto de Nova Zelândia, a Placa do Pacífico desliza sob a placa indo-australiana.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s